A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e a psicoterapia, um método que possibilita o aprofundamento do auto conhecimento. Dentro deste universo temos várias abordagens que buscam a compreensão do homem a partir de diferentes teorias e perspectivas. Dentre elas, a Psicanálise, Terapia Cognitiva Comportamental, Fenomenológica, Corporal, Junguiana, Transpessoal e outras.
A Gestalt-terapia é uma abordagem humanista, existencial que acredita e aposta nas potencialidades humanas e considera o homem um ser de inúmeras possibilidades e capacidades. Antes chamada terapia da concentração, tem como um de seus pressupostos o aqui e agora, o resgate do contato consigo, com o mundo e as relações.
Nesta abordagem, convido o paciente a criar consciência sobre si e suas escolhas, para que ele possa definir seu caminho, a partir da expressão e experimentação. Gosto da ideia do psicoterapeuta, como um acompanhante, que caminha lado a lado do cliente, percorrendo e desvelando juntos o desconhecido.
Me encontrei com a Gestalt-terapia por acreditar nos tesouros que cada vida humana possui, a partir do olhar para a singularidade. A abordagem e seus princípios traduzem o que acredito e embasam minha prática clínica.
Komentar